Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
domingo, 11 maio 2014 17:25

Hospital de S. João de Jerusalém (1382)

Escrito por 

Das várias albergarias que na Idade Média existiram em Évora, a mais antiga foi, sem dúvida, a de S. João de Jerusalém. Aqui se ministravam obras de piedade a romeiros pobres, se sustentavam meninos órfãos e engeitados e se curavam doentes da cidade e de fora.

Parece que foram seus fundadores alguns cavaleiros peregrinos regressados dos lugares santos e heróis anónimos das célebres cruzadas logo nos alvores da conquista da cidade pelos cristãos. Gabriel Pereira (na peugada do padre Manuel Fialho) e todos os escritores que se seguiram, dizem que este hospital estava situado no bairro da Mesquisa, nas imediações da actual Igreja do Senhor Jesus da Pobreza e ex-colégio dos porcionistas da Madre de Deus (Hospital Militar). Divergente é a opinião de Cunha Rivara, que afirma, baseando-se no Livro 1.º do Cartório do Concelho (L.º 1.º, de pergaminho, fl. 140 v.º), que ele existiu em seus primeiros tempos na zona ocidental do burgo, na Rua do Tinhoso (Moeda), portanto entre as ruas de Alconchel e do Felteiro (Mercadores). Como se sabe, o bairro judaico de Évora estava instalado neste arrabalde (quando ainda os muros novos da fortificação não existiam), a partir do séc. XIV.

Cremos conciliar as duas fontes de informação, admitindo que o hospital e albergaria tivesse transitado depois daquela época, após a concessão da aljama (judiaria), para o local apontado pelo escritor eborense. Daqui, com a fundação da Misericórdia por D. João II, em 1499, e depois das tentativas de centralização de D. João III, se incorporou definitivamente na confraria da Santa Casa, por alvará do Cardeal D. Henrique, publicado em 10 de Março de 1567, com os demais hospícios antigos, com a designação de Hospital do Espírito Santo.

In A Cidade de Évora - Boletim da Comissão Municipal de Turismo, 25-26 ; Évora : Câmara Municipal de Évora, 1949.

Ler 970 vezes Modificado em domingo, 11 maio 2014 17:30
Mais nesta categoria: « Nota Histórica de Évora

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech