Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
domingo 28 maio 2017
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

sábado, 18 maio 2013 14:02

Bienal Internacional de Marionetas de Évora com 21 companhias de 11 países

Escrito por 

Um total de 21 companhias, em representação de 11 países, participa na edição deste ano da Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME), com os "bonecos" a ganharem vida na cidade alentejana entre 04 e 09 de junho.

"A bienal já tem grande prestígio em Portugal e no estrangeiro e a cidade de Évora é um palco natural ao ar livre com excelentes condições", disse hoje à agência Lusa José Russo, diretor do Centro Dramático de Évora (Cendrev), promotor do evento.

A iniciativa vai na 13.ª edição e, este ano, envolve um orçamento de "cerca de 200 mil euros", verba que é "suportada fundamentalmente por fundos comunitários, senão seria impossível", disse José Russo.

Além de companhias portuguesas, estão presentes na BIME grupos de teatro de marionetas vindos de França, Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, Argentina, Espanha, Peru, Alemanha, Dinamarca e Moçambique.

Ao todo, nos seis dias da BIME, vão ser representados 75 espetáculos, não apenas no Teatro Garcia de Resende, mas também em várias outras salas da cidade e ao ar livre, em largos e praças do centro histórico.

"Há mesmo uma companhia espanhola que vai instalar uma roulotte na Praça 1.º de Maio e as pessoas vão ver os espetáculos dentro dessa espécie de atrelado", exemplificou o diretor do Cendrev.

Embora sem divulgar ainda o programa pormenorizado do evento, a organização adiantou que o desfile de abertura vai decorrer às 17:30 do dia 04, enquanto o espetáculo de encerramento, com fogo preso, vai ter lugar às 23:00 de dia 09.

"À semelhança do que tem acontecido nas anteriores edições, as marionetas vão ser o principal fator de animação dos diferentes segmentos de público da cidade", atraindo ainda "os muitos turistas nacionais e estrangeiros que visitam" Évora, afiançou o Cendrev.

Em paralelo com os espetáculos, realçou José Russo, vai realizar-se ainda a exposição intitulada "Deus, Demónios e Heróis", com marionetas e máscaras do sudoeste asiático.

"É uma exposição com várias dezenas de peças, a partir da coleção do Museu da Marioneta de Lisboa", revelou, referindo que a mostra vai ser instalada na sede do Grupo Pro-Évora – Associação de Defesa do Património da Cidade de Évora.

Um seminário internacional, no Palácio do Vimioso, da Universidade de Évora, vai ainda abordar e discutir a temática da museologia dos espólios de marionetas.

O Cendrev é responsável pelos Bonecos de Santo Aleixo, marionetas tradicionais do Alentejo, sendo um projeto antigo da companhia, por concretizar, a criação de um museu para albergar os originais daqueles "bonecos".

A BIME, que arrancou em 1987, é "um dos grandes festivais europeus da especialidade" e, perante o "momento profundamente conturbado da vida cultural do país", esta 13.ª edição só vai ser possível graças ao apoio, não só dos fundos europeus, mas também de um conjunto de entidades e associações da região, frisou o Cendrev.

Ler 765 vezes Modificado em quinta, 23 outubro 2014 16:00

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech