Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
segunda 11 Dez. 2017
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

quinta, 16 maio 2013 16:06

Évora promove caminhada de afectos contra a violência

Escrito por 

Sensibilizar para os afectos e condenar qualquer tipo de violência é o propósito de uma iniciativa da Cáritas, que quer ainda lembrar a importância do papel da família na sociedade. A caminhada de oito quilómetros vai percorrer, no sábado, as principais ruas da cidade museu.

Participar na caminhada "Um passo pelos AFECTOS, um passo pela NÃO violência" custa "1 passada", ou seja, um euro - um contributo simbólico para a iniciativa promovida pela Cáritas diocesana, que Évora acolhe no sábado (dia 18).

A ideia surge porque a instituição, que gere actualmente o Núcleo de Apoio à Vítima (NAV), recebe cada vez mais sinalizações de violência, quer sobre mulheres, quer sobre homens e também, muitas vezes, sobre idosos. Nem todas as situações chegam ao conhecimento das entidades, porque o medo e a vergonha imperam numa sociedade que prefere "virar a cara para o lado".

Na região é preocupante o crescimento do número de idosos vítimas de violência e com contornos distintos. Por exemplo, "um filho que, por qualquer motivo, rouba a reforma do pai ou da mãe é uma violência; um idoso estar 24 horas sobre 24 horas sem que um filho o acompanhe e se relacione com ele é uma violência; ou um filho que exerça uma agressão física é uma violência", descreve o director técnico do Serviço de Apoio Domiciliário da Cáritas eborense, António Varela.

O afecto familiar é uma lacuna cada vez mais presente nas famílias. É o que diz a experiência do dia-a-dia de António Varela. "Apesar das doenças físicas, apesar da reforma pequenina, o grande défice que há é a falta de relação, é a falta de afecto. Percebo isso sempre que faço visitas domiciliárias e se eu próprio não controlar o tempo da visita, sou capaz de estar uma tarde ou uma manhã à conversa. Portanto, esse é o nosso combate".

E para sensibilizar para a importância dos afectos e do relacionamento humano, a caminhada de sábado vai percorrer as principais ruas do centro histórico de Évora, com ponto de encontro na Praça do Giraldo, às 9 horas. A iniciativa serve também para comemorar o Dia Internacional da Família. Uma grande festa familiar em torno dos afectos é o desafio lançado pela Cáritas Diocesana de Évora.

Ler 610 vezes Modificado em sexta, 24 outubro 2014 14:51

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech