Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
segunda 11 Dez. 2017
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

sábado, 04 maio 2013 14:17

Évora: Debate «O Interior Está em Risco de Desaparecer?»

Escrito por 

"O Interior Está em Risco de Desaparecer?". Este é o tema do encontro marcado para o próximo dia 7 de Maio em Évora, inserido no ciclo de debates "Presente no Futuro" que a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) está a realizar a nível nacional.

O interior está em risco de ficar totalmente despovoado? E despovoamento significa abandono? O interior resume-se a rostos envelhecidos e aldeias vazias? As cidades de pequena e média dimensão têm futuro? Como será a vida nas cidades e nos campos no futuro? Estas são algumas das questões em cima da mesa num debate com Gonçalo Ribeiro Telles, arquiteto paisagista distinguido com o prémio Sir G. Jellicoe 2013, Maria João Valente Rosa, demógrafa e diretora da PORDATA, Maria Filomena Mendes, demógrafa, Rui Horta, coreógrafo, e Alexandre Kroner, estudante e designer. A moderação do debate está a cargo da Fernanda Freitas.

Este debate surge na sequência do Encontro Presente no Futuro que a FFMS organizou em Setembro e onde um estudo que projecta a população para 2030 revelava que, no cenário mais provável, daqui a 18 anos Portugal poderá ser um País com menos pessoas e mais envelhecido. O número de idosos poderá vir a ser o dobro do dos jovens e por cada idoso poderá haver apenas duas pessoas em idade ativa. A tendência de despovoamento do País rural a favor das áreas urbanas e do litoral tem sido uma constante. Em contraste com esta tendência antiga, registam-se novos movimentos de população.

Enquanto as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto continuam a acolher jovens em busca de um futuro diferente, há muitos citadinos que tomam a iniciativa de regressar a uma vida diferente, eventualmente mais calma e em contacto com a natureza, mas com a nova tecnologia e os acessos fáceis a esbater distâncias.

Ler 643 vezes Modificado em sexta, 24 outubro 2014 15:01

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech