Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
segunda 25 Set. 2017
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

domingo, 23 março 2014 19:26

Autarcas socialistas reuniram em Reguengos de Monsaraz e decidiram pedir audiências a todos os grupos parlamentares

Escrito por 

Os autarcas eleitos pelo Partido Socialista nos municípios liderados pelo PS no distrito de Évora reuniram-se na sexta-feira, dia 14 de março, em Reguengos de Monsaraz, para analisarem diversos temas importantes para as autarquias e para as suas populações. Neste encontro de trabalho participaram os presidentes e alguns vereadores das câmaras municipais de Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Vendas Novas e Viana do Alentejo, o Presidente da Federação de Évora do PS, Bravo Nico, bem como os presidentes das juntas de freguesia do concelho de Reguengos de Monsaraz.

Os trabalhos começaram ao início da manhã com a visita ao Mercado Municipal e à Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, local onde decorreu a reunião. Em cima da mesa esteve o plano de investimentos do governo, que, de acordo com os autarcas, mais uma vez esqueceu e tratou muito mal o Alentejo, tendo como infraestrutura mais relevante a construção da linha de alta velocidade entre Sines e Badajoz.

Sobre a agregação de freguesias e os serviços públicos que foram ou vão ser encerrados, os autarcas socialistas decidiram deslocar-se à Assembleia da República com o objectivo de reunirem com todos os grupos parlamentares, a quem vão entregar as moções aprovadas nos seus órgãos autárquicos referentes ao total desacordo das populações relativamente às agregações de freguesias e ao encerramento de repartições de finanças, de tribunais e de transportes públicos. Foi igualmente decidido solicitar uma reunião ao presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses para lhe transmitir estas preocupações.

Sobre o processo de transferência de competências para as freguesias, foram abordadas as boas práticas que existem nestas autarquias locais, que se considerou estarem a funcionar bem, e aguardar por mais informação para uma tomada de posição concertada. Outro dos pontos desta reunião foi a próxima eleição para a Liga dos Bombeiros Portugueses, tendo sido afirmado que houve um desinvestimento nos transportes e nos bombeiros e que o atual presidente não defende de forma isenta as necessidades das corporações e dos municípios.

O funcionamento do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água é outra preocupação dos autarcas socialistas. Assim, foram analisados os elevados valores cobrados pela água e pelo saneamento básico, que levarão ao agravamento e insustentabilidade deste modelo de gestão da rede em alta.
Os autarcas debateram demoradamente este ponto, pois estão apreensivos com a estratégia que o governo pretende implementar, manifestando-se frontalmente contra a privatização deste sector. Foi igualmente analisada a falta de qualidade das infraestruturas em baixa e a eliminação das perdas de água, que representam prejuízos de centenas de milhares de euros anuais.

O último ponto em cima da mesa foi a passagem de contratos de energia eléctrica para o mercado livre. Assim, depois de analisadas várias hipóteses, concluiu-se que fazer um único contrato no mercado livre para todos os contratos municipais poderá permitir uma poupança significativa.

Nesta reunião, Bravo Nico afirmou que "toda a região do Alentejo Central tem beneficiado muito com os encontros de autarcas socialistas e a sua organização, pois criam uma posição política muito forte, uma vez que representam directamente as populações que os elegeram. Ficou bem clara toda a solidariedade destes autarcas para com os seus eleitos e é muito importante trabalhar tendo em vista um novo ciclo político, transmitindo aos grupos parlamentares as nossas preocupações".

A próxima reunião dos autarcas dos municípios liderados pelo Partido Socialista no distrito de Évora ficou agendada para o dia 9 de maio em Viana do Alentejo.

Ler 764 vezes Modificado em sábado, 25 outubro 2014 10:12

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech