Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
segunda 25 Set. 2017
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

quarta, 02 abril 2014 16:26

Álcacer do Sal a Évora Consagração de Barbero Com vitória de Caldeira

Escrito por 

Ao fim de cinco dias de competição, Évora convocou São Pedro e consagrou à chuva o espanhol Carlos Barbero (Euskadi) como vencedor da 32ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros. Numa inédita chegada à Praça do Giraldo, no centro da cidade, Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa) sprintou e festejou o triunfo na última tirada da "Alentejana" que ligou, este domingo, Álcacer do Sal a Évora numa distância de 172,9 quilómetros.

Em Évora, o empedrado do centro histórico em subida, e molhado pela chuva que caiu durante todo o dia, dificultou os últimos 400 metros da etapa, mas Samuel Caldeira conseguiu adiantar-se aos adversários e arrecadar a segunda vitória da época. Depois já com os raios de Sol a espreitarem, o algarvio subiu ao pódio com o filho ao colo e sorriso rasgado. O corredor da equipa OFM/Quinta da Lixa, orientada por José Barros, confessava no final que conhecia bem a chegada, "tinha feito o reconhecimento dias antes e sabia que com a chuva que estava hoje era preciso entrar bem colocado e com bastante cuidado. A equipa deixou-me bem colocado à entrada de Évora e depois foi esperar pela parte final e atacar." Caldeira ainda acrescentou, "sabia que ao vencer uma etapa, a confiança chega e a motivação também. Esta é a segunda vitória e espero que venham mais esta época!"

O já líder Carlos Barbero chegou a Évora no quinto lugar, mas a vantagem para vencer a "Alentejana" era suficiente. Na segunda posição da classificação geral ficou o espanhol da OFM/Quinta da Lixa, Eduard Prades, a 10 segundos e o checo Karel Hnik fechou os três primeiros lugares da Volta ao Alentejo em bicicleta ao gastar mais 17 segundos. O novo vencedor da "Alentejana", da equipa Euskadi, vestiu a Camisola Amarela Liberty Seguros na segunda tirada competição, entre Sousel e Montemor-o-Novo, e conseguiu mantê-la ininterruptamente até ao último dia. O espanhol de 22 anos, Carlos Barbero reconhece que "foi uma etapa complicada, com muita chuva, mas a equipa foi formidável porque conseguiram controlar a etapa desde o princípio. É um orgulho pôr o meu nome nesta Volta ao Alentejo e dedico esta vitória à minha equipa."

Chuva no último dia
A chuva foi o pior inimigo da derradeira etapa da Volta ao Alentejo, mas não impediu que pouco depois da Meta Volante de Vendas Novas um grupo de quatro corredores se isolasse na frente: Jóni Brandão (Efapel/Glassdrive), Micael Isidoro (Louletano/Dunas Douradas), Alex Darville (USA Cycling) e Jones Carter (Team Optum). Pouco depois juntou-se Markus Hoelgaard (Etixx) e ainda Mateusz Komar (BDC MARCPOL) e Fredrik Galta (Team Oster HUS-Ridley). O grupo de sete unidades nunca chegou a ter muito mais de um minuto de vantagem para o pelotão. Ao quilómetro 80 Carlos Oyarzun (Efapel/Glassdrive) largou o pelotão e juntou-se à fuga, mas 20 km depois decidiu partir em solitário iniciando uma escapada que chegou a ter quase quatro minutos de vantagem. Após a Meta Volante de Arraiolos, o pelotão alcançou os intermédios e a 15 km da chegada Carlos Oyarzun terminou a aventura a solo. As contas finais seriam feitas em pleno coração de Évora, cidade Património da Humanidade.

Líderes da Alentejana
Para além de vencer a Camisola Amarela Liberty Seguros, Carlos Barbero (Euskadi) garantiu também a Camisola Verde Crédito Agrícola, da classificação por pontos. Byron Guama (Team Ecuador) foi o melhor trepador da "Alentejana" e desde o dia anterior já era virtual vencedor da Camisola Castanha Delta Cafés. O melhor jovem em prova foi Tanner Put (USA Cycling) ao terminar na décima posição da geral o que lhe valeu a Camisola Branca RTP.

Ler 792 vezes Modificado em quinta, 23 outubro 2014 14:14

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech