Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
segunda 25 Set. 2017
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

segunda, 17 novembro 2014 09:21

Évora: Exposição “transcendência” em imagens

Escrito por 
Colecção Helga de Alvear Colecção Helga de Alvear

A proposta não é transcendente mas remete para a transcendência. A Fundação Eugénio de Almeida (FEA) apresenta em Évora a exposição "Tão alto quanto os olhos alcançam".

O argumento para o público é o de uma leitura cruzada entre a arte sacra e a arte contemporânea. De que forma? Através do conjunto "de obras relevantes de pintura, escultura e paramentaria provenientes de instituições de culto, bem como de arte contemporânea, de artistas como Joseph Beuys, Michael Biberstein, José Pedro Croft ou Fernando Calhau", refere a FEA.

De um lado, "a arte a partir do modernismo que foi perdendo a noção de transcendência" e, com o tempo submetida " às questões da crítica e da avaliação das suas condições de possibilidade enquanto arte", explica a entidade promotora. Do outro lado, "existe na arte contemporânea uma clara nostalgia em relação a uma capacidade da arte se dirigir a zonas mais densas da nossa relação com o mundo".

"Tão alto quanto os olhos alcançam" coloca num só espaço um percurso por artistas e obras, "num contexto internacional e globalizado, que são testemunho da ponte entre imanência e transcendência que só o universo artístico pode corporalizar".

A transcendência, entendida como aquilo que nos ultrapassa, alimenta o diálogo da exposição numa viagem entre os séculos XV e XXI.

A mostra, que pode ser visitada no Fórum Eugénio de Almeida até 15 de Março de 2015, tem curadoria de Delfim Sardo e encerra o ciclo da programação deste espaço. Marca, também, o culminar do projeto de inventariação do património artístico da Arquidiocese de Évora, projeto que foi promovido pela FEA, nos últimos 12 anos.

Ler 1291 vezes

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech