Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
terça 27 Jun. 2017
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

terça, 21 outubro 2014 10:15

Évora: Encontro de arte apresenta pintura de jovens artistas

Escrito por 

Trabalhos de pintura em aguarela de alunos de arte oriundos de vários países estão expostos, até final deste mês, no Palácio de D. Manuel, em Évora, no âmbito do 15.º Encontro Internacional de Arte Jovem.

Esta é uma das iniciativas do evento, que decorre até ao dia 28 deste mês, organizado pela Teoartis Galeria em parceria com a Câmara de Évora e com o apoio da Fundação Eugénio de Almeida.

O concurso de pintura organizado no âmbito do encontro contou com a participação de alunos de 45 escolas de arte, que apresentaram 1.459 trabalhos, dos quais 1.136 foram selecionados para concurso, tendo sido classificadas entre as melhores obras de jovens de China, Rússia e Polónia.

Foram ainda atribuídos prémios de mérito a alunos da Bielorrússia, Bulgária, China, Egito, Alemanha, Índia, Macedónia, Polónia, Roménia, Rússia, Servia, Eslováquia, Eslovénia e Ucrânia.

Teodolinda Pascoal, diretora do encontro, disse hoje à agência Lusa que os alunos autores dos melhores trabalhos fizeram, durante uma semana, "trabalho de atelier em Évora e Monsaraz e visitas culturais".

"Ficámos com as obras produzidas nestes dias para expor, no mês de dezembro, em Évora", seguindo-se "exposições itinerantes por outras escolas de arte de Portugal e de outros países", adiantou.

Até ao dia 28 deste mês, o Palácio de D. Manuel acolhe alguns dos 1.136 trabalhos que foram selecionados para concurso e uma retrospetiva de uma escola de arte que participou em todas as edições da iniciativa.

Uma mostra de obras de Évora está patente ao público nos Paços do Concelho, enquanto a Teoartis Galeria, situada em pleno centro histórico da cidade, está a apresentar trabalhos executados por alunos de outros ateliers.

Já uma sala do Museu de Évora acolhe uma exposição com trabalhos de uma aluna de arte que participou em encontros anteriores e que está a estudar numa faculdade de artes nos Estados Unidos da América.

O Encontro Internacional de Arte Jovem tem como objetivos difundir o gosto pela arte junto dos jovens e promover o intercâmbio cultural entre alunos e professores de diferentes países.

Ler 965 vezes Modificado em quarta, 22 outubro 2014 22:47

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech