Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
quinta 21 Jun. 2018
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

terça, 18 fevereiro 2014 10:21

Até 30 de Abril, no Convento dos Remédios: Venha conhecer "O Conto Tradicional - Memória, Identidade e Partilha

Escrito por

As atividades do recém-criado Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial do Concelho de Évora/Laboratório da Tradição Oral e da Cultura Popular tiveram início no Convento dos Remédios com a abertura da exposição-animação "Conto Tradicional – Memória, Identidade e Partilha".

Esta mostra estará patente até ao final de Abril e inclui, além das exposições bibliográfica e de ilustração sobre Contos Tradicionais, tertúlias; cinema; rodas de contos; música; marionetas; workshops; e teatro. Os trabalhos de ilustrações de contos tradicionais são da autoria de António Couvinha (Évora), Leonor Serpa Branco (Évora), Andreia Rechena (Idanha-a-Nova) e Manuel Passinhas da Palma (Mértola). Pode conhecer mais, e aceder a toda a programação sobre esta temática, na página eletrónica da Câmara, em www.cm-evora.pt

A abertura do evento contou com a participação do Vereador da Cultura, Eduardo Luciano, que deu boas vindas e salientou a importância deste conjunto de iniciativas, destacando o valor do trabalho das pessoas e instituições que a organizaram – a quem agradeceu – apelando também à participação da população nas apresentações que serão realizadas.

Rui Arimateia, o técnico responsável por este evento, sublinhou que, após 30 de abril os contos irão continuar, bem como o trabalho acerca deles e noutras áreas das oralidades. Recordou em traços gerais o trabalho desenvolvido sobre esta temática, que envolveu Évora, Idanha-a-Nova e Mértola, além de outras cidades parceiras de Itália, Espanha, Bulgária e Malta, através do projeto europeu Oralidades.

"Teve como objetivos a memória, a identidade e a partilha, objetivos que retomámos com este evento ligado aos contos tradicionais", explicou, considerando que um dos objetivos principais do projeto Oralidades era a criação do Centro de Recursos da Tradição Oral, que agora se concretiza e pretende abarcar, não só o concelho de Évora, como se procurará fazê-lo em relação a todo o Alentejo. Finalizou agradecendo às várias dezenas de pessoas e entidades envolvidas e falando um pouco das atividades previstas.

O responsável pela Divisão do Centro Histórico, Património, Cultura e Turismo, Nuno Domingos, deixou o alerta para a programação de eventos a realizar no Convento dos Remédios e convidou todos a visitar aquele espaço, que apresenta anualmente três exposições, havendo ainda para exibir outras duas até ao final do ano.

Recorde-se que o projeto Oralidades terminou oficialmente em Maio de 2013 e decorreu durante quatro anos, tendo nele participado sete municípios europeus. Criou-se um Centro de Recursos não só virtual (www.oralities.eu) mas também, e no caso de Évora, constituindo-se um acervo documental – bibliográfico e audiovisual. Como estratégia para uma continuidade do projeto (enquanto estruturante nas áreas do Património Cultural Imaterial da Tradição Oral e da Cultura Popular), e após o término oficial da relação institucional com Bruxelas e com os parceiros europeus, foi implementado este novo projeto local municipal denominado Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial do Concelho de Évora/Laboratório da Tradição Oral e da Cultura Popular. Os objetivos deste laboratório, a funcionar numa sala do Convento dos Remédios, são essencialmente estudar, sistematizar, preservar e divulgar os saberes orais tradicionais do concelho de Évora.

Ler 791 vezes Modificado em sábado, 25 outubro 2014 10:16

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech