Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
quinta 21 Jun. 2018
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

quinta, 05 setembro 2013 13:15

Palácio D. Manuel em Évora mostra 'Insectos em Ordem'

Escrito por

"Insetos em Ordem" é o título de uma exposição interativa e itinerante patente em Évora, desde hoje e até 02 de novembro, baseada em exemplares de coleções biológicas pertencentes a mais de 50 espécies de insetos.

A mostra é da responsabilidade do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, podendo ser visitada no Palácio D. Manuel, no Jardim Público da cidade, divulgou hoje a Câmara de Évora.

Segundo o município, trata-se de uma exposição itinerante que, de um modo interativo, dá a conhecer um património de biodiversidade na classe dos insetos.

A iniciativa baseia-se em exemplares de coleções biológicas pertencentes a mais de 50 espécies de insetos.

Os visitantes recebem, à entrada, "um inseto conservado em resina", sendo depois conduzidos pela mostra "até conseguirem identificar a ordem a que pertence o inseto", ou seja, borboletas, besouros e gafanhotos, entre outras.

O desafio consiste também em que o público consiga ficar a conhecer as características e nome específico do inseto, assim como outras curiosidades sobre o grupo a que pertence.

Os visitantes, explicou ainda a autarquia, "percorrem uma chave dicotómica construída no espaço expositivo", o qual está "transformado num grande labirinto".

Este labirinto expositivo é constituído "por caminhos que ligam as mesas de identificação aos módulos das 14 maiores ordens de insetos", acrescentou.

A exposição propõe uma aprendizagem sobre a diversidade de insetos através de um jogo acessível a todas as idades, em que cada visitante é desafiado a ser "biólogo por uma hora".

A proposta colocada ao público é "entrar no mundo dos insetos", para descobrir aqueles que desconhece, "através de um método lúdico de aprendizagem" que permite "compreender a importância destes pequenos seres" para o ecossistema.

"Esta é uma oportunidade única no Alentejo de ver uma exposição que apresenta uma reconhecida qualidade científica, pedagógica e estética", incentivou a câmara.

Com entrada gratuita, a mostra integra o Programa de Início do Ano Letivo 2013/14 e é apoiada pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Ler 817 vezes Modificado em sexta, 24 outubro 2014 16:51

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech