Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
quinta 21 Jun. 2018
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

sábado, 12 novembro 2011 23:17

Novo Museu do Artesanato e do Design abre portas em Évora

Escrito por

O núcleo museológico, que substitui o Centro de Artes Tradicionais (CAT), encerrado em 2010, resulta de uma parceria entre a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, o Município de Évora e o colecionador Paulo Parra.

"O museu abriu na quinta-feira e, até pela experiência do primeiro dia, acreditamos que vai resultar muito bem do ponto de vista da atração turística", realçou à agência Lusa António Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo.

Segundo este responsável, o espaço aposta na "ligação estreita entre artesanato e design".

"Pretendemos alavancar o artesanato em torno desta relação com o design, que tem uma linha de comunicação muito forte", disse.

A Turismo do Alentejo quer "associar" no MADE "a componente da identidade", mantendo "muito explícita" uma zona expositiva do artesanato, à "nova valência do design".

"Sem contar com os períodos do obscurantismo da Idade Média e do Estado Novo, temos de estar abertos à inovação e a novas ideias e temos que entender que conservar e preservar não significa ficar parado no tempo", defendeu.

Segundo Ceia da Silva, o novo museu pode contribuir para "atrair gerações mais novas para a confeção de artesanato".

O Museu do Artesanato e do Design de Évora, no centro histórico da cidade, conta agora com novas áreas de investigação, biblioteca e reservas, na ótica da sua futura inclusão na Rede Portuguesa de Museus, de acordo com a ERT.

O MADE, a inaugurar oficialmente em dezembro, alberga a coleção do antigo Centro de Artes Tradicionais e vai continuar a promover a memória dos ofícios tradicionais do Alentejo, inserindo a produção artesanal no contexto do design.

Este novo espaço cultural aposta ainda numa "maior rotatividade dos programas expositivos", graças à incorporação da "valiosa e prestigiada coleção de design e de artesanato do colecionador Paulo Parra".

FONTE: RTP

Ler 2424 vezes Modificado em quinta, 23 outubro 2014 14:37

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech