Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
sábado 19 Ago. 2017
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

quarta, 19 novembro 2014 09:11

Évora: Exposição sobre abandono clandestino de crianças no século XIX

Escrito por 

Uma mostra intitulada "A Exposição de Crianças em Évora no séc. XIX (Mostra Documental)" está patente ao público até 15 de abril, no Arquivo Municipal de Évora, (Rua de D. Isabel), entre as 9 e as 12:30 horas e das 14 às 17:30 horas.

Como é explicado nos painéis introdutórios, a "Exposição" consiste no abandono clandestino de uma criança, quase sempre recém-nascida, num lugar público ou privado onde será susceptível de ser notada e rapidamente recolhida: à porta de uma igreja, de um hospital, da Santa Casa da Misericórdia, da casa de um particular, etc...Tinha como razões subjacentes mais prováveis desse abandono: a miséria ou a ilegitimidade do facto.

Os primeiros indícios da existência de expostos em Portugal e de medidas para a sua salvaguarda encontramo-los no século XVI, ainda que, já antes, se conheçam ações isoladas. Os concelhos passaram a ser obrigados a financiar a sua criação, através das Câmaras Municipais, mas, nas principais cidades do reino, as Câmaras transferiram a assistência efetiva aos expostos para as Misericórdias locais, embora continuassem a subsidiá-las.

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, esteve na inauguração da exposição, tendo apreciado a qualidade desta. Manifestou também a sua preocupação com problemáticas que afetam as crianças na nossa época, dando como exemplo o facto de que "hoje voltamos a ter crianças com gravíssimos problemas, nomeadamente em termos de alimentação".

A professora universitária Maria da Graça David de Morais fez a introdução ao historial da exposição e foi a cicerone desta, uma vez que são de sua autoria a coordenação e textos da mostra.

Ler 1439 vezes

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech