Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
terça 27 Jun. 2017
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

terça, 24 fevereiro 2015 10:26

Comissão Europeia aprova fundos para projetos ferroviários na linha Sines-Elvas

Escrito por 

O projeto de uma linha ferroviária moderna para transporte de mercadorias entre o porto de Sines e a fronteira em Elvas já dispõe da comparticipação comunitária para avançar na parte das obras até Évora, que aguardavam luz verde do Fundo de Coesão. Ao todo serão 136 milhões de euros, destinados a comparticipar um investimento total de 267 milhões de euros. Com este dinheiro será construída a segunda fase da variante de Alcácer do Sal e também será modernizado o troço da linha que liga Bombel e Vidigal a Évora.

A Comissão Europeia aprovou a comparticipação financeira de 136 milhões de euros, desbloqueando esta verba do Fundo de Coesão, através do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), para serem aplicados nestes dois projetos da ligação ferroviária Sines/Elvas.

Este investimento - no valor total de 267 milhões de euros - é fundamental para reforçar a competitividade do porto de Sines, articulando-o com a rede de plataformas logísticas (sobretudo Poceirão e Elvas), com os portos de Setúbal e Lisboa e com a ligação Lisboa-Madrid.

A ligação integra a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), cujo objetivo é criar uma rede multimodal e interoperável que assegure o livre movimento de pessoas e bens, com recurso ao modo de transporte mais adequado em cada etapa da viagem.

A segunda fase da construção da variante de Alcácer incluiu a construção de uma nova ponte sobre o Rio Sado, trabalhos de via (superestrutura) e instalação de tração elétrica (catenária).

A modernização do troço Bombel e Vidigal a Évora, que se desenvolve numa extensão de 69 quilómetros, inclui trabalhos de eletrificação em toda a extensão do troço e a instalação de telecomunicações. A remodelação das estações de Vendas Novas, Torre da Gadanha, Casa Branca, Monte das Flores e Évora, e ainda a construção de passagens desniveladas já foi efetuada anteriormente.

Com estes dois grandes projetos agora aprovados pela Comissão Europeia e outros projetos de menor escala no âmbito do percurso Sines-Évora que foram financiados pelo Fundo de Coesão através do POVT, fica totalmente modernizada a ligação ferroviária Sines - Évora.

Está prevista a realização do investimento respeitante à construção da nova ligação Évora - Elvas no período de Programação 2014-2020 de modo a concretizar a totalidade da ligação ferroviária do porto de Sines à fronteira com Espanha.

Ler 1183 vezes Modificado em terça, 24 fevereiro 2015 10:35

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech