Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET  Welcome to Cidade de Évora, Portugal - Evoracity.NET
domingo 25 Jun. 2017
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

terça, 21 outubro 2014 10:32

Arranca hoje (21/10) o FIKE, Festival Internacional de Curtas-Metragens

Escrito por 

Arranca hoje, dia 21 de outubro, o FIKE - Festival Internacional de Curtas Metragens, que decorrerá nas cidades de Évora (Auditório da Universidade) e em Beja (Teatro Pax Julia, entre os dias 22 e 25). Contando já com a sua 12ª edição, o FIKE apresenta uma programação diversificada tanto em termos temáticos, quanto de proveniências das obras.

Este ano serão 39 curtas em competição, selecionadas de um impressionante número de 1004 filmes inscritos - correspondentes a mais de 44 países incluindo, além de Portugal, Itália, Iraque, França, Roménia, Espanha e Reino Unido, entre outros. Nesta edição irá ser inaugurado a atribuição Prémio Comendador Rui Nabeiro à melhor curta-metragem portuguesa (750 euros).

O Júri Oficial do Festival será composto pela jornalista norte-americana Nancy Denney-Phelps, pelo lendário realizador português Manuel Mozos, o cineasta e professor de animação sérvio Rastko Ciric, o realizador português Rui Simões e o comediante e argumentista Luís Filipe Borges. A documentarista Cláudia Alves, o fotógrafo Pedro Letria e o realizador de TV Miguel Braga, constituirão o júri da secção de Documentários.

Para além da competição e da mostra, o FIKE vai apresentar uma masterclass sobre produção independente dirigida por Patricia Casey, a produtora de And Now for Something Completely Different, o primeiro filme dos Monty Python, workshops de formação em Cinema de Animação, organizado em parceria com o Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora e coordenado pelo artista sérvio Rastko Ciric e um seminário na Escola de Música da Universidade de Évora sobre a Composição de Banda Sonora para cinema de animação, dirigido pelo compositor americano Nik Phelps.

A programação é complementada por uma exposição de pintura, sessões de cinema para escolas e de mostras não competitivas. Todo estes eventos são de entrada gratuita o que, segundo o diretor do festival, João Paulo Macedo, é uma medida de combate à crise que assola Portugal, servido também de proteção da cultura audiovisual quanto a esta.

O FIKE – Festival Internacional de Curtas-metragens 2014, cofinanciado pelo QREN da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional INALENTEJO, conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e da Direção Regional de Cultura do Alentejo / Governo de Portugal, dos Municípios de Beja e Évora e da Universidade de Évora. O festival é promovido pela Sociedade de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, pelo Cine Clube da Universidade de Évora em parceria com a Estação Imagem e Associação Lendias d'Encantar.

Para mais informação sobre a programação do FIKE consultar a página oficial do festival em FIKE - Festival Internacional de Curtas-Metragens

Ler 1129 vezes Modificado em quarta, 22 outubro 2014 22:47

Pesquisar no Google

Canal nº 186169 – Portal Evoracity.NET no MEO Kanal
Canal nº 128300 – Mobilidade Elétrica no MEO Kanal

Código QR

QR Code

Publicidade

Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech